Autoavaliação













Participar da disciplina Avaliação da Aprendizagem foi sem dúvida uma experiência gratificante, uma vez que me foi possibilitado, enquanto estudante, conhecer teoria e prática. Isto porque a Professora Doutora Márcia Ambrósio foi coerente em todas as suas ações e ensinamentos, já que não apenas apresentou uma teoria sobre a avaliação em uma perspectiva de formação e construção do conhecimento, como também a utilizou durante o curso. Essa ressalva é muito importante, pois é comum a utilização de discursos em prol à inovação e mudança, porém com uma manutenção das práticas tradicionais de ensino. Desse modo, a proposta da Professora Márcia demonstrou que é possível sim ressignificar a prática educativa e principalmente a avaliação.
Com seu dinamismo e atenção constantes, a Professora Márcia “inquietou-me”, “instigou-me” e “inseriu-me” na busca, conseguindo contagiar-me para a execução das atividades, de modo que eu procurei realizar todas as propostas com dedicação, buscando atender ao solicitado e ao mesmo tempo aprimorar o meu desenvolvimento acadêmico e principalmente pessoal. É esse o maior ensinamento que levo dessa disciplina: desacomodar, ousar e acreditar.
Apoiada pela teoria disponibilizada na plataforma e pelo livro “O uso do portfólio no ensino superior”, escrito por Márcia Ambrósio, foi possível desenvolver as atividades de modo aprofundado e contextualizado, sendo que através dos estudos, das leituras e das reflexões, compreendi melhor as técnicas e procedimentos dos diversos tipos de avaliação. A partir da proposta e realização desses trabalhos, acredito que conseguirei desenvolver uma prática pedagógica mais coerente com uma perspectiva de construção do conhecimento de modo significativo.
 Nesse processo, destacar apenas uma atividade seria incoerente com a significância construída durante o curso, pois cada uma forneceu a sua contribuição para a minha formação. Contudo, aprendi muito com a atividade “Tempestade de ideias” e a sua complementação, por trazer uma proposta que considerei muito interessante e proveitosa: reunir os pré-conceitos que se tem sobre determinado assunto e ser incentivado a rever, reformular, alterar...  Acredito que isso possa ser aplicado em nossa vida cotidiana e na prática pedagógica, pois ao buscar os conhecimentos prévios, a Professora inquietou-me, despertou-me a curiosidade e me fez ir à busca, pesquisar, construir conhecimentos...
E nesse embate de produção, pesquisa e entrega de atividades, não posso negar que houve obstáculos, sendo o pouco tempo e quantidade de atividades nas demais disciplinas foi o maior deles. Mesmo assim, esforcei-me para executar as tarefas com a mesma dedicação que elas me eram propostas e só posso então agradecer à Professora por esse incentivo, especialmente porque, durante a realização de todas as disciplinas ministradas pela Professora Márcia ficou evidente o quanto é importante o olhar do professor sobre o que o estudante produz. Por experiência própria posso afirmar o quanto é essencial obter um retorno sobre o que é produzido e, nesse sentido, destaco o valor inestimável do contato da Professora Márcia sobre a atividade de registro e observação da aula presencial, que de forma muito positiva, marcou a minha vida acadêmica. Agradeço à Professora e também às tutoras pelo importante apoio nesse desafio de estudar à distância.
Não poderia encerrar essa autoavaliação sem destacar o encontro presencial, realizado no Polo de Apoio Presencial, onde a Professora Márcia nos presenteou com momentos de descontração e de construção do conhecimento, e o aprendizado sobre o portfólio, esse recurso avaliativo que certamente tem muito a contribuir com a formação dos estudantes, “como componente integrador da relação pedagógica e da avaliação” (AMBRÓSIO, 2013, p. 170).  Assim como contribuiu para o meu aprendizado, construir um portfólio vai além de apresentar um resultado. Trata-se de um processo de construção, que possibilita ao estudante “se orientar no processo de aprendizagem, percebendo os caminhos a trilhar e obstáculos a vencer.” (AMBRÓSIO, 2013, p.172).

REFERÊNCIA:
AMBRÓSIO, Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Petrópolis: Vozes, 2013. (Capítulo 1, 2 e 3).




0 comentários:

Postar um comentário