Participar
da disciplina Avaliação da Aprendizagem foi sem dúvida uma experiência
gratificante, uma vez que me foi possibilitado, enquanto estudante, conhecer
teoria e prática. Isto porque a Professora Doutora Márcia Ambrósio foi coerente
em todas as suas ações e ensinamentos, já que não apenas apresentou uma teoria
sobre a avaliação em uma perspectiva de formação e construção do conhecimento,
como também a utilizou durante o curso. Essa ressalva é muito importante, pois
é comum a utilização de discursos em prol à inovação e mudança, porém com uma
manutenção das práticas tradicionais de ensino. Desse modo, a proposta da
Professora Márcia demonstrou que é possível sim ressignificar a prática
educativa e principalmente a avaliação.
Com seu
dinamismo e atenção constantes, a Professora Márcia “inquietou-me”,
“instigou-me” e “inseriu-me” na busca, conseguindo contagiar-me para a execução
das atividades, de modo que eu procurei realizar todas as propostas com
dedicação, buscando atender ao solicitado e ao mesmo tempo aprimorar o meu
desenvolvimento acadêmico e principalmente pessoal. É esse o maior ensinamento
que levo dessa disciplina: desacomodar, ousar e acreditar.
Apoiada
pela teoria disponibilizada na plataforma e pelo livro “O uso do portfólio no
ensino superior”, escrito por Márcia Ambrósio, foi possível desenvolver as
atividades de modo aprofundado e contextualizado, sendo que através dos estudos,
das leituras e das reflexões, compreendi melhor as técnicas e procedimentos dos
diversos tipos de avaliação. A partir da proposta e realização desses
trabalhos, acredito que conseguirei desenvolver uma prática pedagógica mais
coerente com uma perspectiva de construção do conhecimento de modo
significativo.
Nesse processo, destacar apenas uma atividade
seria incoerente com a significância construída durante o curso, pois cada uma
forneceu a sua contribuição para a minha formação. Contudo, aprendi muito com a
atividade “Tempestade de ideias” e a sua complementação, por trazer uma
proposta que considerei muito interessante e proveitosa: reunir os
pré-conceitos que se tem sobre determinado assunto e ser incentivado a rever,
reformular, alterar... Acredito que isso
possa ser aplicado em nossa vida cotidiana e na prática pedagógica, pois ao
buscar os conhecimentos prévios, a Professora inquietou-me, despertou-me a
curiosidade e me fez ir à busca, pesquisar, construir conhecimentos...
E nesse
embate de produção, pesquisa e entrega de atividades, não posso negar que houve
obstáculos, sendo o pouco tempo e quantidade de atividades nas demais
disciplinas foi o maior deles. Mesmo assim, esforcei-me para executar as
tarefas com a mesma dedicação que elas me eram propostas e só posso então
agradecer à Professora por esse incentivo, especialmente porque, durante a
realização de todas as disciplinas ministradas pela Professora Márcia ficou
evidente o quanto é importante o olhar do professor sobre o que o estudante
produz. Por experiência própria posso afirmar o quanto é essencial obter um
retorno sobre o que é produzido e, nesse sentido, destaco o valor inestimável
do contato da Professora Márcia sobre a atividade de registro e observação da
aula presencial, que de forma muito positiva, marcou a minha vida acadêmica.
Agradeço à Professora e também às tutoras pelo importante apoio nesse desafio
de estudar à distância.
Não poderia
encerrar essa autoavaliação sem destacar o encontro presencial, realizado no
Polo de Apoio Presencial, onde a Professora Márcia nos presenteou com momentos
de descontração e de construção do conhecimento, e o aprendizado sobre o
portfólio, esse recurso avaliativo que certamente tem muito a contribuir com a
formação dos estudantes, “como componente integrador da relação pedagógica e da
avaliação” (AMBRÓSIO, 2013, p. 170).
Assim como contribuiu para o meu aprendizado, construir um portfólio vai
além de apresentar um resultado. Trata-se de um processo de construção, que possibilita ao estudante “se orientar
no processo de aprendizagem, percebendo os caminhos a trilhar e obstáculos a
vencer.” (AMBRÓSIO, 2013, p.172).
REFERÊNCIA:
AMBRÓSIO,
Márcia. O uso do portfólio no ensino superior.
Petrópolis: Vozes, 2013. (Capítulo 1, 2 e 3).
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